Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Para nós Shalomitas!!!


A Porta do Céu - história da Portaïtissa

Em 1994, no mês de novembro, Pe. Daniel Ange esteve em Fortaleza para o Fórum Carismático daquele ano. Trouxe consigo um ícone desconhecido no Brasil, chamado “Porta do Céu”. Trouxe também um pequeno frasco de algodão embebido em óleo perfumado que jorra constantemente deste ícone em Toulouse, na França.

Terminado o Fórum, orou por cada um de nós e nos ungiu com o óleo, deixando o ícone como presente para o Ronaldo, um dos membros da Comunidade de Vida há apenas três anos.No mesmo ano, no mesmo Fórum, Patty Mansfield, primeira pessoa a receber a graça do Batismo no Espírito Santo no famoso retiro da Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, confidenciava-me que tinha a nítida impressão de que, na próxima vez que aqui viesse, não mais encontraria um de nós nesta terra.Nos desígnios insondáveis do Senhor, dignos de toda confiança e louvor, o Ronaldo dedicou-se imensamente ao ícone, cuja guarda lhe foi confiada pelo Pe. Daniel Ange e as autoridades de sua casa comunitária.

Aconteceu com ele um fenômeno comum entre os que conhecem e amam os ícones: “Pode-se encontrar um ícone como a uma pessoa a quem se vai amar imensamente, em um apaixonamento espiritual instantâneo. Diariamente orava diante dele e sua devoção e amizade à Mãe de Deus cresceram a olhos vistos.Cerca de uma semana antes do seu falecimento, chamou-me entusiasmado, com um livreto de capa ocre na mão: “Emmir, encontrei o caminho! O caminho fácil, rápido, curto, reto!” Aproximei-me para ver a razão de tanto entusiasmo – o Ronaldo tinha a graça de transmitir entusiasmo imediato pelas coisas de Deus – e verifiquei que tinha nas mãos o Tratado da verdadeira devoção à Virgem Maria, de São Luis Grignon de Montfort.

Este episódio, indelével em minha memória, consola-me a cada vez que penso em sua páscoa: seu céu estava garantido pela Virgem a quem ele venerava como Porta do Céu e a quem se havia consagrado como escravo segundo a devoção de São Luis de Montfort. Sem que soubéssemos, seguia os mesmos passos de João Paulo II, também ele um escravo da Virgem.

Como saberíamos depois, sua veneração e amizade ao ícone da Porta do Céu o haviam preparado para encontrar em plenitude sua querida Amiga da Terra.Aos onze anos desta amizade que se expandiu por toda a comunidade e Obra, utilizo o Portal Shalom durante o mês de fevereiro, mês da páscoa do Ronaldo, para, através da tradução de alguns capítulos do livro de François-Xavier de Guibert, fazer mais conhecida de todos esta manifestação mariana que tem unido Oriente e Ocidente, levando inúmeros filhos de Maria a habitar com ela eternamente.


Maria Emmir Oquendo Nogueira
Co-fundadora da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário